Isaías 55.13

"Em lugar de espinhos crescerá o cipreste, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído." Is.55.13

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Jó, um Exímio Sofredor

Jó foi um aprendiz na escola eficaz do sofrimento. Ele aprendeu na escola do esmigalhamento divino e entendeu que não podia lutar contra Deus e sua vontade, Ele sempre ganha.
Os argumentos de Jó diante do sofrimento, não conveceram a Deus  a parar de mandar suas flechas pontíagudas em suas costas, como se elas fossem seu alvo, todo dia. Jó, não cessava de fazer perguntas a respeito de sua incurável dor e dizia: "melhor fora ter morrido antes do meu nascimento".  Deus não abortou a dor de  Jó, para então extraordinariamente faze-lo conhecido e duplamente honrado. Deus se revelou a Jó através de seu sofrimento, de suas perdas e impossibilidades.
Jó portanto tipifica a Cristo, que apesar de  seu martírio, não pecou, com sua boca, ele  soube sofrer e absorver o benefício de seu sofrimento. Deus sempre leva o homem a um aprendizado através das circunstâncias . Em algum momento na vida,  haverá algo que  lembra Jó e suas perdas. Jó sofreu para aprender a conhecer Áquele que o introduziu no processo da desarticulação e desestruturação humana e introduzi-lo a um novo caminho, a um novo modelo de vida, um jeito diferente de viver  conforme a vontade de Deus. Jó passou alguns capítulos tentando entender o motivo de tanta dor e Deus o deixou passá-lo pelo temível teste: da solidão.  Ele não podia  compartilhar as suas lutas e dores  com seus amigos. Os conselhos impiedosos dos "amigos" de Jó, foram como lanças pontíagudas em seu coração: " Veja seus conceitos e valores diante de Deus, ou se há algum pecado a ser confessado,  arrependa-se logo e então o Deus Todo Poderoso, se compadecerá de ti." Jó se sentiu sozinho, em sua grande provação, ele  perdeu tudo, filhos, bens, mas não se perdeu em seu sofrimento. Todos se foram na vida de Jó, exceto sua mulher com um conselho amargo e destrutivo: “Amaldiçoa o teu Deus e morre, ainda conservas tua integridade”.  A insanidade de sua mulher, não fez Jó perder a cabeça, ele disse: "Eu sei que meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra". Foi necessário o silêncio revelador de Deus na vida de Jó, que em uma minuciosa análise pessoal, ele chegou a conclusão e disse : "Antes eu te conhecia de ouvir falar, agora meus olhos te veêm." (Jó 42)     Passar por lutas e tribulações, faz parte da existência humana, a questão é saber passar por elas, e não desvincular a mente daquele que é Poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto  pedimos ou pensamos, conforme seu poder que opera naquele que crê. (Ef. 4.20) Com tudo, Jó  foi para o centro da vontade de Deus e recebeu tudo em dobro o que havia perdido.

By Lécia Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário