Isaías 55.13

"Em lugar de espinhos crescerá o cipreste, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído." Is.55.13

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vigiai e Orai

Na vida cristã, há uma linha tênue, em ser o que nos é proposto na palavra de Deus e simplesmente não ser.  Temos sempre à nossa frente o desafio de praticarmos o que ouvimos de domingo a domingo, tais como palavras de fé e esperança, exortação e encorajamento. Saímos da reunião de culto, avivados e certos de estarmos prontos para enfrentarmos um urso e um leão e rasgá-los ao meio. Oramos muito e choramos no louvor, a palavra ministrada  toca-nos profundamente. Mas de repente, nos deparamos, com um detalhe sútil, que nos faz perder a bênção. Logo ali, na porta da igreja, alguém  nos diz o que não gostamos de ouvir!!! O rosto muda, o sorriso vai embora, a  testa é imediatamente franzida, o sangue esquenta, fazemos cara de "poucos amigos", e respondemos grosseiramente. Puxa vida! Perdemos a bênção alcançada a instantes atrás!  Vamos embora para casa  meio que sem graça, murmurando contra aquela pessoa, aí então concebemos o pecado. A bíblia diz: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1Pe 5.8) O que precede a vitória do povo de Deus, é a vigilância. Jesus nos adverte a respeito da importância das  vertentes de primeiramente vigiarmos e depois orarmos, a fim de não entrarmos em tentação, pois o espírito na verdade está pronto mas a carne é fraca. A oração perde a força, sem a vigilância constante, naquilo que foi ouvido de Deus e dito a Ele. A tentação sempre acontece em um ambiente propício para a concepção do pecado, seja através de um olhar, uma palavra ouvida, dita ou através apenas de um pensamento. Neste ambiente as emoções estarão à flor da pele. Toda vitória almejada é concretizada, através da vigilância diária, a fim de exercitar o conhecimento adquirido no decorrer da caminhada cristã. Senhor, ajude-nos a viver o que cremos, falamos e pregamos!


Lécia Mendonça

terça-feira, 7 de junho de 2011

E se fosse hoje

 Acordei pensando,  se Jesus voltasse hoje. O que seriam dos que estão se afundando no lamaçal de pecado. Os que  seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores. O que seriam daqueles que tem prazer em sua luxúria carnal em pleno dia. Nós, cristãos de carteirinha, esperamos confortavelmente este dia, mas e se fosse hoje, o que seria de nós! Como estaríamos diante do tribunal do grande Juiz.  E os que tem os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos malditos; abandonando o reto caminho se extraviaram, seguindo o caminho da injustiça. (2 Pe2.10 a 15) O que seriam desses!  A bíblia diz: "O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor." (Joel 2.31) Será um dia de acerto de contas! E se fosse hoje, o encontro da igreja com o seu noivo, se fosse hoje a separação do joio e do trigo, das ovelhas e dos bodes. E se fosse hoje o dia de ouvir: " Vinde benditos de meu pai, foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor", ou:  " Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!" "Ali haverá fogo e enxofre, choro e ranger de dentes". Mas para os que forem salvos a bíblia diz que:  "jamais terão fome, nunca mais  terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois  o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará  dos olhos toda lágrima." (Ap. 7.17) E se fosse hoje, estaríamos prontos ou seríamos apanhados em pecado. A bíblia diz:  "Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória. E ele enviará os seus  anjos, com grande  clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus". (Mt 24.30,31) "Por isso ficai também vós apercebidos; porque , à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá." (Mt 24.44)


Lécia Mendonça

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Igreja de Hoje

Servir a Deus, dentre outras coisas requer humildade, dedicação e muito bom humor. Encontramos na igreja todo tipo de gente. Gente que ri demais e que ri de menos, gente que chora por qualquer motivo e  gente que fala  o que vem à cabeça e ainda diz ser o crente "super sincero", e anda ferindo a membresia da igreja. Outros tem a cara fechada, e pensam assim demonstrar santidade. Há alguns que vivem chantageando sair da igreja, caso não aconteça o que planejaram. Há também aqueles que pensam ser "donos" da igreja, e vivem fazendo sugestões autoritárias para o pastor. Os que anotam as pregações "tim tim por tim tim", a fim de marcar hora no gabinete pastoral, para cobrar do pastor, se ele vive mesmo o que prega. Os maiores dizimistas da igreja pensam ser acionistas majoristários e  tem o "direito" de agir sempre em conjunto com o pastor. Há os críticos de plantão que ficam na porta, não entram e não deixam ninguém entrar, são os que líderam as famosas "panelinhas". Existem as  panelinhas dos mais abastados, dos menos favorecidos, dos mais importantes e que pensam ser da tropa de Elite do céu. Os que se acham "super espirituais", falam até as horas em línguas estranhas e suas antenas estão sempre de cabeça para baixo, vendo só desgraças na vida dos outros. Há uma classe que trabalham arduamente dentro da igreja, que são os "macumbeiros evangélicos", eles vivem orando para Deus tratar e pesar a mão em seus desafetos cristãos. A palavra  igreja significa "Ekklesia", os que foram chamados para fora. Fora de si mesmo, fora do contexto religioso farísaico, fora da roda dos escarnecedores, fora do sistema mundano pecaminoso.  A igreja é uma comunidade terâpeutica, onde as pessoas problemáticas e doentes precisam de cura. Jesus disse: "Eu não vim para os sãos, mas para os doentes, vim salvar o que  havia perdido". Que Deus  nos ajude a ser a igreja do coração de Deus, onde há pão suficiente para nutrir os famintos e remédio para curar as chagas dos enfermos. Um lugar onde há santidade, comunhão, amor, alegria no Espírito Santo e paz, muita paz. Nisto consiste o Reino de Deus.




Lécia Mendonça