Isaías 55.13

"Em lugar de espinhos crescerá o cipreste, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído." Is.55.13

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Em Lugar de Espinhos

            A morte de Jesus na cruz, é o exemplo da real indescritível benção da substituição. Jesus morreu em nosso lugar!  Ele se entregou na cruz para a salvação da humanidade. Recebemos  a maior dádiva; A Salvação! Há um poder extraordinário, revelado nas escrituras à nossa disposição que foi liberado atráves do sacrifício vicário de Jesus.


Em Jesus, a luta é substituída pela vitória, a guerra pela paz, a doença pela saúde, a pobreza de espírito pelos tesouros da Glória do Rei Jesus, a tristeza pela alegria, como está escrito: “e a por sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, oleo de alegria em vez de pranto, veste de louvor em vez de espírito angustiado; a fim  de que se chamem carvalhos  de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra, em lugar da afronta exultareis na vossa herança; por isso na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.”  (Is. 61.3,7)  “Pois já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos.”  (2Co 8.9) “Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”  (2Co 12.9)   O Apostólo Paulo não escondeu suas fragilidades, não supervalorizou o que era, como se pudesse fazer tudo por si mesmo, mas disse “ Pela graça de Deus, sou o que sou” ; (1Cor 15.10)  
 Seja qual for o nível de espinhos que esteje enfrentando, Deus é suficientemente capaz para mudar a circunstância de derrota, em uma brilhante vitória.  O cipreste e a murta são símbolos de beleza e utilidade, crescimento e vitória, justamente em circunstâncias que não aferecem condições para nada, uma terra árida e sem vida, se transformará em um pomar com abundantes frutos. Não há como  evitar os espinhos , mas o Senhor garante subistítui-los em uma nova realidade de  vida. “E será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará”. (Sl 1.3) Abrirei rios nos altos desnudos, fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas, e a terra seca em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, a acacia, a murta e a oliveira. Conjuntamente porei no ermo o pinheiro, o olmeiro e o cipreste, para que todos vejam e saibam, considerem e entendam que a mão do Senhor fez isto, que o Santo de Israel o criou”.  (Is. 41.19,20).
A realidade de uma vida plena está a disposição de todos os que crêem em Deus e obedecem sua palavra.  O Senhor pode transformar o deserto em manancias de águas vivas,  subistituir a dor pela alegria da salvação, um mundo cheio das cinzas de humilhação por uma coroa de glória.  As intensas lutas, e as tribulações da vida vem quando não se espera. Mas em lugar de uma terra árida e de espinhos, Deus faz brotar ciprestes e murtas,  o deserto florescerá e será tomado de vida e beleza de Jesus Cristo, e isto será para glória do Senhor e memorial eterno que jamais será extinto. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. (Sl 30.5)







Lécia Mendonça

Apenas um olhar

Tudo começou com um olhar. "Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu". (Gn 3.6) O olhar atrai o desejo da alma, como diz o poeta: "Os olhos são as janelas da alma". Em uma bela tarde; "levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho, e era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era". (2Sm 11.2,3a) Com apenas um olhar o delírio se apossou de Davi e a maior atrocidade em Israel foi praticada pelo rei. A bíblia diz: "São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas se forem maus, teu corpo ficará em trevas. Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas." (Lc 11.34)  Podem se esconder nos olhos o paraíso ou o inferno, pode habitar no olhar, o mau ou o bem.  O desejo exagerado pelos prazeres, através de um olhar desaliançado,  atrai o pecado, que leva a queda e gera a morte. Uma rainha ficou embebecida ao ver o que o rei Salomão possuia e como ele vivia. "Vendo pois a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida de sua mesa, o lugar de seus ofíciais, os serviços dos seus criados e os trajes deles, seus copeiros e o holocausto que oferecia na casa do Senhor,  ficou como fora de si. Ela disse: " Eu contudo, não cria naquelas palavras, até que vim e vi com os meus próprios olhos. Eis que não me contaram a metade: sobrepujas em sabedoria e prosperidade a fama que ouvi". (1Reis 10.1a 13) O êxtase da Rainha de Sabá foi causado pela riqueza e prosperidade de Salomão. As riquezas e os tesouros da terra, fazem com que se multipliquem amigos, presentes e convites festeiros. A vigilância minuciosa do olhar deve estar aliançada com a palavra de Deus. A Bíblia diz: "Se o teu olho direiro te faz pecar, arranca-o e lança-o de ti; pois  te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno." (Mt. 5.29) "Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida; não procede do Pai, mas procede do mundo". (1Jo 2.16)

Lécia Mendonça

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pecados Silênciosos

João 8. 1 a 11

Existem  pecados que são observados atentamente por pessoas religiosas que estão sempre prontos com pedras nas mãos  a fim de atirá-las naqueles que, segundo o conceito farisáico, tais religiosos precisavam matá-los em "nome de Deus". Como os acusadores da mulher adúltera, quando a apanharam em flagrante adultério e sem piedade, eles fixaram os olhos nela e levantaram suas mãos para matá-la. Com a sensação de dever cumprido foram até Jesus e  chamando-o de Mestre disse: "Esta mulher foi apanhada em flagrante adultério". E Jesus, escrevia na terra com o dedo o que os escribas e fariseus com sua prepotência não puderam discernir, pois estavam cegos de ódio. O grito da alma daquela mulher silênciou  a arrogância e presunção daqueles homens que pensaram terem defendido a "Lei de Deus". Deus é Deus e não precisa de ajuda para fazer a obra que é só dele. Há pecados silenciosos, onde se enraízam  no coração e  na alma de quem os praticam e que fingem nada saberem. A inveja é um pecado silencioso, pois com uma capa de espiritualidade, o infectado não apenas  almeja o que o outro tem, mas ambiciona ser o que outro é.  Ódio e ciúmes  por cargos e pelos  púlpitos fazem lideranças espirituais se esquecerem de seu arque-inimigo, a saber: o Diabo e seus demónios e a praticarem guerras frias e desonestas, com o intuito de usarem pessoas para atingirem outras. A insistência dos escribas e fariseus em matar a pecadora, fez com que Jesus se levantasse e dissesse: "Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra."  Jesus deu a oportunidade da cúpula cruel e legalista, a cumprir a Lei de Moisés, que eles tanto defendiam, se ali houvesse apenas "um" sem ter cometido algum delito. As palavras de Jesus golpearam a consciência dos acusadores e foram retirando um por um, a começar pelos mais velhos e experientes na arte de atirar pedras, até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estavam. Religiosos abrigam pecados silenciosos dentro de si,  não se "expondo" a ninguém, pensando que Deus não os vê por dentro, ao contrário da mulher adúltera, seu pecado foi exposto perante todos e na mira de atiradores de pedras, ela foi perdoada e inocentada por Jesus.


Lécia Mendonça

O Pode da Fé

"A Fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo". (Rm. 10.17) A palavra de Deus é uma arma poderosa, contra satanás e suas artemanhas, que tentam paralisar a fé. Em Mc. 7.29 Jesus disse àquela mulher: "Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha. " O enfrentamento de Jesus com a mulher em meio ao seu problema, fez ela parar e olhar para dentro de si, se tinha fé o suficiente para argumentar com Jesus, a fim de que ele a atendesse.  Foi produzido no coração daquela mãe, uma certeza absurda, e que não sairia dali sem o seu milagre. Jesus está sempre pronto a realizar o desejo de seus filhos, até o pedido insistente de uma mulher que não fazia parte do povo judeu . A Fé é a atitude em parceria com o Deus do impossível, é crer na concretização da promessa, mesmo sem tocá-la. Fé é certeza e convicção de fatos não realizados. É andar sobre as águas em direção a Cristo, o Messias,  mesmo em meio ao mar bravio de lutas, tempestadades e ventos contrários. Fé é olhar nos olhos de Jesus e dizer: "Os cachorrinhos também comem das migalhas que caem das mesas de seus donos". É a fé  impressionante, que vai além da vida cristã normal. "Então disse Jesus: Ó mulher grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E desde aquele momento sua filha ficou sã."

Lécia Mendonça

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Os valores do Reino

"Advertiu-os Jesus de que a ninguém dissessem tal cousa a seu respeito." Mc 8.30

Na vida, a  escalada do sucesso ou da fama é sempre uma subida, Jesus ao contrário deixou a sua Glória e desceu. "Ora, ninguém  subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber o Filho do homem (que está no céu). Geralmente, as pessoas procuram status e reconhecimentos humanos para serem aceitas em uma sociedade, onde o que importa é a aparência de ter bens e riquezas e ser o que verdadeiramente  não é. Faz parte da natureza humana desejar aplausos e posições de destaque, para a massagem do ego.  Mas há um princípio inviolável do Reino de Deus: descer para depois subir e no Reino de Deus, esta velha natureza é desafiada a perder sua posição, ela tem que morrer. Todas as vezes que Jesus fazia  algum milagre, ele não queria destaque, nem holofotes, ele simplesmente dizia: "Olha não diga nada a ninguém;" (Mc.1.44)  Em Mc 7.24 diz: "Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse, no entanto não pôde ocultar-se." Jesus é Deus-Homem e Homem-Deus, e pode todas as coisas, mas, é impossível Jesus se ocultar de quem o busca verdadeiramente e o deseja de todo o coração. A impossibilidade de Jesus, é  não se revelar aos famintos e sedentos por sua presença. Quando descemos e ocultamos aquilo que fazemos para Deus e para Glória de Deus, no tempo certo Ele nos exaltará. "Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra. Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas." (Ef.4.9,10) O mesmo Deus que faz descer é o mesmo que faz subir.


Lécia Mendonça