Isaías 55.13

"Em lugar de espinhos crescerá o cipreste, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso resultará em renome para o Senhor, para sinal eterno, que não será destruído." Is.55.13

quinta-feira, 1 de março de 2012

O Deus que intervém

Quando Deus intervém na vida dos filhos dos homens? Qual o tempo dele agir? A bíblia diz: "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem, curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele." (At 10.38) A prioridade de Deus é o coração aflito e que espera nele. O amor é a essência de Deus, ele age por amor. Deus é amor. Sua dinâmica na na vida dos homens está em  harmonia com o seu amor, poder e bondade. A bíblia diz: "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efaim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer." (Os. 11.1 a 4) Deus não age por vingança ele age por amor. A intervenção divina virá quando houver a desistência do trabalho que só Ele pode fazer. E com o reconhecimento da limitada condição humana e da soberania de Deus. A bíblia diz: " Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu, um Deus além de ti, que trabalha na vida daquele que nele espera." (Is. 64.4) Deus intervém quando forças humanas dão lugar a força dele. Deus trabalha quando há quebrantamento ao invés de questionamento. Quando há adoração ao invés de murmuração. Quando entregamos o controle da nossa vida nas mãos de quem está no Controle. Deus intervém quando esperamos e confiamos que Ele sabe o que é melhor para nós. Quando há dependência e não desistência. Esperar em Deus é ativar a ação tranformadora  na frágil vida humana. É saber que Deus sempre vai intervir na história de todo aquele que com um coração contrito, sabe esperar por Ele.

Lécia Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário